sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Conheça as maiores ameaças às segurança em TI de 2007

Com o lançamento de dois sistemas operacionais - Windows Vista (Microsoft) e Mac OS X 10.5 (Apple) - e dezenas de novidades em softwares e serviços online, 2007 foi um prato cheio para que crackers achassem falhas de segurança não corrigidas, bolassem novos ataques e tentassem enganar usuários conectados.
Da Microsoft, habituada com constantes alertas de ameaças de segurança, à Apple, alçada a alvo de crackers graças à popularidade de seus produtos no ano, passando pelos buscadores, foram muitas as empresas com dores de cabeça e ainda mais os usuários que tiveram que se preocupar com sua segurança digital.

O IDG Now! compilou os principais casos de segurança que afligiram o mercado de TI nos últimos 12 meses e aponta quais foram as principais tendências de ataques durante o ano que está acabando. Confira e proteja-se.
Cavalos-de-tróiaSegundo levantamento do Kaspersky Labs, os cavalos-de-tróia no 1º semestre do ano representaram 91,4% das ameaças na rede. Em novembro, um cavalo de tróia que se espalhou pelo Live Messenger infectou 11 mil PCs em 24 horas.
Os 100 mil novos trojans e vírus surgidos durante o ano, segundo dados de Patrícia Ammirabile, analista da Avert Labs, indicam claramente a transformação dos antigos adolescentes que criavam vírus para aparecer em crackers profissionais com enfoque no lucro.
Mais que o alarde de pragas antias, como o MyLove e o Melissa, cavalos-de-tróia e spywares vêm crescendo suas participações pela ação sorrateira que excercem ao coletar dados pessoais do usuário sem dar qualquer pista.
Segundo a McAfee, os cavalos-de-tróia que mais causaram danos a usuários brasileiros Brasil foram as variantes do PWS Banker, responsáveis por roubar dados financeiros das vítimas.