segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

10 presentes high tech de última hora


Nokia N800: uma das dez sugestões

Esta lista foi montada sob medida para agradar a pessoas que vivem ligadas na internet. Está longe de ser perfeita. Quem deixa para comprar presentes de Natal nos últimos minutos do segundo tempo não pode ter pretensões de ser, ao mesmo tempo, original e econômico. Papai Noel não existe, lembra? Se a grana anda curta, ou se você é um poupador obsessivo, não vai dar para ler e comprar. Mas, como sempre, vai dar para ler e sonhar.

1 – Rádio SoundBrigde, da Pinnacle. Com esse radinho online dá para ouvir música sem nem lembrar que o PC existe. Pequeno, Wi-Fi, ele se conecta ao roteador diretamente. Basta plugar num receiver, colocar a senha da rede e deixar o som rolar. A pré-seleção de rádios é bárbara. E dá para brincar à vontade com as playlists do iTunes e do Windows Media Player. Custa cerca de 460 reais

2 – Receiver AV Denon 3808 – Se é para gastar com áudio e vídeo, com este receiver gasta-se por bons motivos. Além do sonzão de altíssima qualidade típico da Denon , garante-se, ao mesmo tempo, no rack da sala, Wi-Fi, porta Ethernet, USB, upscaling para 1080 p, quatro conexões HDMI de entrada e uma de saída para a TV. Pela porta USB, com um pen drive, toca-se não apenas o trivial, como MP3 e WMA, mas até Flac. Agora, o susto: o preço, no Brasil, passa dos 7500 reais.

3 – Minilaptop Eee PC, da Asus – Para quem não pode passar um segundo sem ter algo para acessar a internet à mão, o Eee PC é tiro certo. Com ele, navega-se com conforto sem ter de carregar o notebook o tempo todo. A tela, de 7 polegadas, é muito mais eficiente para a web que a dos smartphones. A Asus estima o preço no varejo do micrinho em 1100 reais. A dificuldade é encontrar um exemplar à venda.

4 – Tablet Nokia N800, da Nokia – Um presentão para qualquer nerd que já tem praticamente tudo. Bom companheiro para internet, o N800 não é um celular, mas fala por VoiP. Conecta-se à internet tanto por Wi-Fi quanto por redes celulares. Para quem faz questão de internet em viagens mas não quer se dar o trabalho de carregar o note, é uma mão na roda. Está na faixa dos 1500 reais.

5 – iPod Touch – Para usar iPhone no Brasil é preciso espírito de aventura. Nem todo mundo topa as gambiarras de desbloqueios. Já o iPod Touch é unanimidade – daqueles presentes que garantem gratidão pela vida eterna. A tela ultra bem definida, brilhante, é irresistível para a web por Wi-Fi. Pode ser que o iPod Touch seja melhor como player de música do que como dispositivo de acesso à internet, por uma ou outra limitação de formato. Ainda assim, é uma opção de primeira. Na versão com 8 GB, dá para encontrar por menos de 1000 reais em suavíssimas prestações.

6 –Notebook XPS 1330, da Dell - Notebook só se dá para alguém muito especial – e põe especial nisso. Com a tampa vermelha, o Dell XPS 1330 é uma máquina que chama a atenção em qualquer lugar pelo design classe AAA. Nada nele, na aparência, lembra os laptops convencionais da empresa. Com 13,3 polegadas, o XPS tem um teclado ultra confortável e uma tela belíssima. A conexão HDMI garante os vídeos baixados da web na telona da TV com qualidade máxima. O preço é menos atraente que as qualidades do notebook: mesmo uma configuração básica sai por mais de 7 mil reais.

7 – PS3, da Sony – Que tal combinar games de última geração com resolução altíssima, Wi-Fi e player de Blu-ray num console só? Embora não seja importado diretamente pela Sony, o PS3 é vendido aqui por grandes redes do varejo. Supõe-se , assim, garantia de suporte técnico em caso de problemas. Como player de vídeo, o PS3 roda Blu-ray feito para o Brasil e os Estados Unidos (os dois países estão na mesma zona no caso do Blu-ray) e DVDs para a região 1, dos Estados Unidos, de onde é importado (o Brasil está na zona 4). O PS3 é vendido a partir de 2300 reais.

8 – TV Time Machine 2, da LG – Nem parece TV, mas é. Com LCD de 32 polegadas, HD interno de 80, capacidade de rodar DivX através de uma porta USB e poder de interromper a programação a qualquer momento, a Time Machine 2 nem precisaria ter o design espetacular que exibe. É mais um desses presentões dos quais não se esquece. Como nada é perfeito, a Time Machine 2 não é full HD – mas 1366 X768. Mas faz bonito com Blu-ray, TV digital, DVD e o que for. Hoje em dia se encontra por 3200 reais.

9 – Conversor para TV digital Philips – Boa dica, por enquanto, apenas para quem mora em São Paulo, que já entrou na era da TV digital. Com design muito interessante, esse conversor garante imagens magníficas nas regiões em que a recepção da TV digital é boa. Se a recepção não é boa, o conversor Philips não faz milagres. Nenhum conversor faz . O preço é de 1099 reais. Esse patamar já revoltou o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

10 – Conversor USB para TV digital, da Gradiente – Quem duvida que imagem em 240 p pode ficar muito decente muda de idéia ao ver a TV digital num desktop ou notebook. É diversão garantida, desde que se resista à idéia de tentar tela cheia. A tecnologia 1Seg, usada aqui, não foi feita para isso. O conversor da Gradiente é dos melhores dessa primeira safra do gênero USB, que se pode levar para todo lado. Dá para encontrar por menos de 400 reais.