segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Calor corporal para recarregar baterias


Avanços surpreendentes na conversão de energia levam os cientistas a crer que encontraram uma forma eficaz de converter calor em energia.
Se esta prática for mesmo passível de ser usada no dia-a-dia, poderemos estar perante a alvorada de um tempo em que o corpo é usado recarregar o leitor de MP3 ou o iPod. Cenários à Matrix a parte, esta ideia não é propriamente nova, só que nunca se materializou devido à ineficiência dos materiais. Agora os cientistas do Departamento de Energia dos EUA, do Lawrence Berkeley National Laboratory e da Universidade da Califórnia acreditam ter encontrado a chave para aumentar em 100 vezes a eficiência da conversão.

Apesar de a pesquisa estar longe de estar terminada, os cientistas acreditam que os resultados poderão ajudar-nos a usar a energia de uma forma muito mais eficiente. Se considerarmos que quase toda a potência energética mundial (cerca de 10 triliões de Watts) é criada a partir de mecanismos que usam calor para fazer mover turbinas, percebe-se que há um potencial para aproveitar os 15 triliões de Watts que são desperdiçados como calor para o meio ambiente.