quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Dicas de como usar a Pontuação do Windows Vista!

Para que um sistema operacional funcione bem, ele precisa estar saudável, ou seja, livre de vírus e malware, sem conflitos de dispositivos ou outros tipos de problemas. Todos esses percalços podem ser facilmente resolvidos, seja por funções acessíveis através do Painel de Controle do Vista ou ainda por programas desenvolvidos por terceiros.
Só que usar soluções de fora sempre teve um efeito colateral: a evolução constante nos programas e aplicações, que cada vez usam mais processamento e desempenho do computador e podem, em um curto espaço de tempo, fazer com que seu PC, que era um jato, fique parecendo uma carroça.
Este problema costumava ser solucionado por muitos com base em experiências anteriores: se determinado jogo estava lento e travando, a possibilidade principal era escassez de memória RAM, mas nenhuma outra alternativa estava descartada.
Ferramentas de “benchmark”, que analisam todo o conteúdo do disco, começaram a ser mais e mais utilizadas pelo público leigo, porém a dificuldade de análise dos dados coletados espantava muitos usuários.
Então, junto ao Windows Vista, veio a solução: o Índice de Experiência do Windows, carinhosamente chamado de IEW. Com esta simples ferramenta, você saberá rapidamente os gargalos existentes em seu sistema e qual a melhor maneira de resolvê-los, sem achismos ou compras de peças desnecessárias.
Seu computador destrinchado ponto a ponto
O IEW exibe pontuação separada para cinco quesitos, e um valor total chamado de Pontuação básica. São levados em conta os desempenhos da memória RAM, do processador, da placa gráfica e do disco rígido, e os pontos são dados de acordo com o poder de cada peça.Cada quesito recebe uma nota de 1 a 5,9, e a Pontuação básica é dada de acordo com o ponto mais baixo recebido. Assim, você saberá com toda facilidade quais áreas do computador melhorar primeiro.




(1) PONTUAÇÃO BÁSICA O cálculo da Pontuação básica do Windows é feito a partir da análise do subtotal de cinco quesitos principais. A pontuação mais baixa, então, é utilizada para determinar o IEW do computador.
(2) PROCESSAMENTO Uma série de simulações gera este número do processador. Um número baixo aqui indica que, talvez, seja melhor um upgrade em seu processador. Dê preferência a dispositivos de dois núcleos, os chamados “dual core”, que tendem a receber pontuações bastante altas, normalmente maiores que 4.
(3) MEMÓRIA RAM Uma bela auxiliar no desempenho de seu computador para qualquer função, não pense duas vezes em melhorá-la. Junto com o processador, é uma das mais importantes peças e chegar à pontuação máxima com ela é quase uma obrigação.
(4) ELEMENTOS GRÁFICOS Este quesito analisa a renderização de elementos gráficos 2D e também o desempenho do computador com a interface Aero e outros arquivos de vídeo. Placas de vídeo para jogos costumam receber melhor pontuação aqui também.
(5) GRÁFICOS DE JOGOS Aqui são analisados os gráficos 3D, medindo-se o número de quadros por segundo que a placa pode atingir em várias resoluções e utilizando texturas. Se sua placa não possui suporte a Direct3D, este quesito automaticamente receberá o índice 1.0, e uma troca será necessária. Ao contrário do que o nome indica, este item é importante, também, para usuários de outras aplicações gráficas pesadas, já que a maioria delas utiliza recursos 3D.
(6) DISCO RÍGIDO Avalia quantos MB/s seu HD é capaz de transferir. Números baixos podem ser resolvidos com a troca por HDs mais rápidos, ou uso de técnicas como RAID0, se a placa-mãe permitir.
A tabela do IEW
Para compreender melhor cada uma das notas recebidas, podemos utilizar uma tabela de correspondência de valores. Esta tabela descarta qualquer número decimal, então valores como 3,2 ou 2,5, por exemplo, são arredondados para baixo, virando 3 e 2.
Veja como é fácil atualizar seu IEW
Se você trocou alguma peça, na esperança de melhorar o desempenho de seu computador, acompanhe as melhorias também pelo IEW.
1 ENTRE NO ÍNDICE Para abrir o índice de seu computador, acesse o Painel de Controle e clique em Sistema e Manutenção. Em Informações e Ferramentas de Desempenho, escolha Verificar a pontuação básica do Índice de Experiência do Windows do Computador. A pontuação estará cinza. Clique em Atualizar agora.
2 ANÁLISE Após uma curta análise, o Windows mostrará seu novo número, agora em azul. O número maior indica a Pontuação básica, e cada um dos quesitos está especificado separadamente do lado esquerdo. Quanto maior o número, mais rápido o computador. O número máximo de pontos é 5,9.
3 DETALHES Você pode clicar em Exibir e Imprimir Detalhes para conferir o teste de cada item por completo. Imprima se você quiser manter um histórico dos upgrades feitos em sua máquina.
isso é tudo!